TCE-MT-Política de Segurança Pública

Centro de Estudos da Metrópole – CEM/CEBRAP

Imagem

 

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Imagem

 

DIAGNÓSTICO DO DESEMPENHO DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO NA POLÍTICA DE SEGURANÇA

A parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) gerou mais um resultado no campo de avaliação de políticas públicas. A exemplo do trabalho desenvolvido para as áreas de educação e saúde (parceria iniciada em 2008), a metodologia e o modelo de avaliação concebidos pelo CEM foram adaptados para a política de segurança pública.

O resultado desta parceria consolida avanços. Para o CEM, renova o seu compromisso com a sociedade de transferir conhecimento sob a forma de novas tecnologias, indicadores ou metodologias, subsidiando os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas. Para o TCE-MT, qualifica sua capacidade de atuação como agente auditor da correta aplicação de recursos públicos e, sobretudo, instrumentaliza a participação cidadã no controle social sobre a qualidade dos serviços públicos prestados à população pelos governos estadual e municipais.

O modelo de avaliação permite entender e avaliar o fenômeno da violência e da criminalidade no estado do Mato Grosso, nos anos de 2009 e 2010, sob distintas dimensões. Mede a prevalência do problema segundo sua ocorrência por regiões e sua evolução temporal. Para isto, foram selecionados sete indicadores para compor o painel de resultados e dezesseis unidades de observação constituídas por agrupamentos dos municípios do estado em regiões. O modelo foi concebido de maneira a viabilizar a espacialização desses indicadores e sua comparabilidade entre as regiões – Índice de Vitimização e Criminalidade, e dentro de uma mesma região em períodos diferentes – Índice de Variação.

Como resultado, o modelo oferece um painel de acompanhamento, avaliação e controle, sob a forma de informação pública, do desempenho do governo do estado do Mato Grosso nas ações que empreende na área de segurança.

 

 

PRODUTO 2

 

RELATÓRIO FINAL

O relatório do Diagnóstico também está disponível para consulta na página eletrônica do próprio TCE-MT

 

 

São Paulo, outubro de 2011

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/