SIG
TerraView Política Social

TerraView Política Social – Software e Curso de Geoprocessamento

Inscrições abertas para cursos no segundo semestre de 2017


No segundo semestre de 2017 o último curso será realizado em Novembro (22, 23 e 24/11/2017) e as inscrições já estão abertas.

O curso é na modalidade presencial.

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais. A possibilidade de acesso ao software TerraView – Política Social integra uma parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE).

O aplicativo faz parte da família do software TerraView, desenvolvido pelo INPE e permite visualizar e explorar dados geográficos. O TerraView Política Social foi customizado em um arranjo institucional que envolveu o INPE, o CEM e a iniciativa privada através uma empresa contratada para desenvolver o produto a partir do software livre. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas, voltados em especial para a área de políticas sociais (educação, saúde, transferência de renda e habitação).

A parceria objetiva ainda que pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação, entre outros, possam usufruir de condições técnicas para produzir análises e interpretações espaciais a respeito da realidade social de nossas áreas urbanas.

A geração de mapas e gráficos é feita a partir de dados dos setores censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ao serem cruzados com informações específicas (indicadores, por exemplo) possibilita a identificação dos pontos a serem averiguados.

Curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social

Como parte desta proposta, o CEM oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o programa. Entre abril de 2007 até junho de 2017, 807 profissinais e estudantes já participaram da capacitação, são alunos que atuam nas áreas de educação e habitação, entre outras. 

Em 2014 o curso foi reformulado tendo em vista a atualização do software. Propicia uma visão geral do sistema e com isso os participantes aprendem a usar as ferramentas básicas, ficando habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos.  

O treinamento presencial se destina a usuários não especialistas ligados principalmente à área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda, habitação e também pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação. Mais de mil pessoas já fizeram a capacitação.

A capacitação aborda os tópicos:

•    Fundamentos de Geoprocessamento;
•    Estrutura do programa: Banco de Dados, Planos de Informação, Vistas e Temas, Importação de Dados Vetoriais, Seleção de Objetos;
•    Ferramentas de Análise Básicas: Consultas Espaciais, Consultas por Atributo, Mapas Temáticos, Gráficos, Exportação para formato “.kml” e visualização no Google Maps;
•    Manipulação de Tabelas de Atributos: Importação e Integração de Dados oriundos de Tabelas de Dados de Origens Diversas, Seleção de Dados em uma Tabela, Manipulação da Área de Grade;
•    Operações Geográficas: Edição Vetorial básica,  Agregações, Soma, Intersecção, Diferença, Atribuição de Dados por Localização, Coleta, Distribuição, Overlay, Estimador por proporcionalidade de área, Criação de Áreas de Influência e Diagrama de Voronoi;
•    Geocodificação de Endereços.

Para realizar o curso TerraView Política Social não são necessários conhecimentos prévios de geoprocessamento, sendo voltado a todos os profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de informática e internet.

 

Os participantes recebem:

• Apostila com os exemplos usados no curso;
• CD com o programa TerraView Política Social e as Bases de Dados;
• Certificado de conclusão de curso.

A duração total do curso é de 20 horas

Mais informações sobre o curso:

 

- Última data em 2017:

Novembro: 22, 23 e 24/11/2017

 

Horário do curso:

No primeiro e no segundo dia: das 9 às 18 horas

No terceiro dia: das 9 às 13 horas

 

- Local: CEM/Cebrap

R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana (em região próxima ao Metrô Ana Rosa)

 

Valores:

A capacitação Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social é realizada graças ao apoio das instituições e agências de fomento à pesquisa que financiam o Centro de Estudos da Metrópole. Graças a este auxílio o curso é oferecido com os valores a seguir e que visam ao custeio das despesas básicas para a sua efetivação.

* Para o curso de novembro/17, no caso de pagamentos até o dia 16/11/17 o valor é R$ 500,00. Para pagamentos do dia 17 ao dia 21/11/17, o valor é R$ 600,00. 

 

- Inscrições:

Acesse a ficha de inscrição (Clique aqui para acessar o formulário)

- Dados para pagamento:

Efetue depósito na Conta Corrente: 123739-X, Agência: 0300-X – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), CNPJ do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (62579164-000172).

- Envie o comprovante de depósito via fax ou e-mail aos cuidados de Daniel W. T. da Silva. Fax. (011) 5574-5928 ou e-mail para danielt@cebrap.org.br (*)

(*) Em caso de cancelamento do curso o aluno será reembolsado integralmente ou transferido, a seu critério, para o próximo curso programado. Porém, em caso de desistência do curso por parte do aluno, o reembolso será de 50% do valor depositado.

 

 

Salvar
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/