CEM participa do Fapesp Week London

O vice-coordenador do Centro, Eduardo Marques, é um dos palestrantes da sessão
sobre “Desigualdade, Inclusão Social e Migração”, no dia 12.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizará nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019 a FAPESP Week London, na Inglaterra. O simpósio tem como objetivo fortalecer colaborações entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido em diversas áreas do conhecimento. O vice-coordenador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Eduardo Marques, participará da sessão científica 5, “Desigualdade, Inclusão Social e Migração”, no dia 12, quando falará sobre o tema “The politics of urban policies in comparative perspective”.

Autor de 15 livros, o mais recente deles lançado pelo CEM e pela Editora Unesp em dezembro do ano passado – “As políticas do urbano em São Paulo” – , Marques falará a respeito de uma grande pesquisa comparativa que desenvolve no CEM sobre os padrões de governança que moldam as policies urbanas e as politics em São Paulo, Paris, Londres, Cidade do México e Milão, e em que conta com colaboração com colegas pesquisadores dessas cidades. A iniciativa é parte do objetivo de Marques de trazer os governos municipais para o centro dos debates científicos sobre políticas públicas.

“As cidades são centrais para nossas economias, sociedades e vidas cotidianas, mas sabemos relativamente pouco sobre como os governos municipais realmente funcionam. Essa lacuna é causada por uma falta de interesse mútuo nas instituições políticas locais tanto pela ciência política, que as considera miniaturas dos nacionais, como pelos estudos urbanos, que acreditam que processos importantes estão na sociedade, fora do Estado”, destaca ele, em texto sobre sua apresentação na Fapesp Week London.           

A sessão da qual Marques participará será coordenada por Anthony Pereira, do King’s College London, e também prevê apresentações de Gareth Jones, do London School of Economics and Political Science (LSE), Paul Statham, da Universidade de Sussex, e de Maria Alexandra da Cunha, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fapesp Week London

Sobre a Fapesp Week London

Cientistas de várias instituições dos dois países participarão do evento, que terá como temas principais “Health and Ageing”, “Biological Sciences and Drug Discovery”, “New Energies”, “Industry-University Research Collaboration”, “Astrophysics”, “Inequality, Social Inclusion, and Migration”, “Water-Food-Energy Nexus” e “Dimensions of Research Collaboration in a Changing World”.

O executivo-chefe da UK Research and Innovation, Sir Mark Walport, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, o presidente e o diretor científico da Fapesp, Marco Antonio Zago e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente, e o diretor de assuntos internacionais da Royal Society, Andrew Allen, participarão do evento. Mais informações no site oficial do evento.

(Com informações da Agência Fapesp)

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/