Com apoio do CEM, começa Escola de Verão IPSA-USP 2019

Quem não se inscreveu para cursos pode participar de atividades especiais, sem precisar fazer inscrição prévia.

Começou nesta segunda-feira (14/01) e vai até 1º de fevereiro a 10ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2019, promovida pela Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) e pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Apesar de as inscrições para os cursos terem se encerrado em outubro do ano passado, haverá atividades com especialistas nacionais e internacionais abertas ao público, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia (em inglês e sem tradução simultânea). Elas celebram os dez anos de realização, com sucesso, do evento. O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos apoiadores da Escola de Verão.

Dois dos eventos terão a participação do cientista político Gary King, professor da Universidade de Harvard e diretor do Institute of Quantitative Social Science, que é da mesma instituição. Nesta quarta-feira, das 16h às 18h, King será o keynote speaker e falará sobre como as notícias da mídia afetam a opinião pública e influenciam as agendas nacionais. A palestra será no Auditório Istvan Jancsó, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Escola de Verão IPSA-USP 2019

No dia seguinte, King integrará uma mesa redonda, no mesmo horário e local, sobre quais são as expectativas sobre o formato da Ciência Política daqui a dez anos. Além dele, estarão na mesa Dirk Berg-Schlosser, da Universidade de Marburg e do IPSA), Guy Whitten da Texas A&M, e Lorena Barberia, da USP.

Já no dia 24 de janeiro, será a vez do professor John Londregan, da Universidade de Princeton, fazer uma palestra especial sobre comércio internacional (“Regime Type and the Extensive and Intensive Margins of Trade”), que será realizada na sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH. 

Para saber a programação completa, acompanhe a atualização pela página oficial da Escola no Facebook e no site.

A estrutura da Escola de Verão
Dividida em três módulos de sessões de uma semana, o objetivo da Escola de Verão é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os cursos oferecem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado da arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e análise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e docentes.

Os professores dos cursos são referência na literatura acadêmica e estão vinculados a universidades europeias e norte-americanas. Lecionam durante a manhã e continuam com aulas teóricas à tarde ou optam por práticas em laboratórios de informática, com o uso de softwares específicos para a área quantitativa.

A programação também inclui sessões especiais (special information sessions) que trazem capacitação em habilidades especiais e seminários, que proporcionam aos participantes a oportunidade de vislumbrar o impacto de várias metodologias em temas substantivos específicos. Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês.

Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP são, em geral, docentes, estudantes de doutorado e de pós-doutorado, além de um número crescente de ótimos alunos de mestrado que completaram, com sucesso, os cursos da Escola. Os participantes representam também um número variado de países e perfis metodológicos.

Além do CEM, a Escola conta com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, do Instituto de Relações Internacionais da USP e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI). Os organizadores também destacam o apoio do BNDES, FAPESP, CAPES e CNPq, instituições públicas de fomento que são apoiadores de longa data da Escola e vitais na sua concretização.

(Com informações do Serviço de Comunicação da FFLCH-USP)

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/