CEM discute novos desafios das cidades no programa Ciência Aberta

Coordenadora do CEM, Marta ArretcheO Centro de Estudos da Metrópole (CEM) participa do próximo programa Ciência Aberta, produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. O evento terá como tema “Os novos desafios das cidades” e será transmitido ao vivo na terça-feira (4/12), a partir das 15 horas.

A coordenadora do CEM e professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), Marta Arretche, é uma das convidadas. Ela é a organizadora do livro “Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”, que está em sua quarta edição e, em seus 14 ensaios, aborda a evolução nacional em temas como educação e renda, políticas públicas, demografia, mercado de trabalho e 

Também participam do Ciência Aberta como debatedores o coordenador do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO-Unicamp), Alberto Augusto Eichman Jakob, e do professor da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), Paulo Saldiva.participação política, no período entre 1960 e 2010. 

Segundo a Agência FAPESP, até 2050, 75% da população mundial viverá em cidades, preveem especialistas. No Brasil, uma das estimativas é a de que, já em 2030, mais de 90% da população estará nas cidades. Essas previsões evidenciam a necessidade de se discutir os desafios que as cidades têm pela frente, como qualidade de vida de seus moradores, mobilidade urbana e a necessidade de buscar soluções para temas que ganharam destaque mais recentemente, como os movimentos migratórios internacionais. Esses assuntos estarão em debate no programa.

Realizado mensalmente, Ciência Aberta é exibido ao vivo pelo site da FAPESP, pela página da Agência FAPESP no Facebook e também no YouTube e pelo site TV Folha. O programa é transmitido a partir do auditório da FAPESP, que recebe estudantes como convidados e que podem enviar perguntas aos pesquisadores convidados. Durante o programa, perguntas do público externo também são recebidas pela página da Agência FAPESP no Facebook.

Mais detalhes em: http://www.fapesp.br/ciencia-aberta/os-novos-desafios-das-cidades/17

 ________________________________________________________________________________________________________ 

Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

_________________________________________________________________________________________________________ 

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097
E-mail: contato@centrodametropole.org.br

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/