Livro “Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos” chega à sua quarta edição

A Editora Unesp e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) lançam a quarta edição do livro “Trajetórias das desigualdades, como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”, organizado por Marta Arretche, coordenadora do CEM. Essa obra inova ao desmontar a tese clássica segundo a qual o Brasil teria vivido uma “inaceitável estabilidade” da desigualdade. São 14 ensaios que abordam educação e renda, políticas públicas, demografia, mercado de trabalho e participação política, no período entre 1960 e 2010.

 

 

O livro demonstra que, na verdade, as desigualdades entre os brasileiros foram expressivamente reduzidas nas últimas décadas, embora o país continue entre os mais desiguais do planeta. Os textos ainda deixam claro que esse processo de redução esteve estreitamente vinculado a decisões políticas, das quais, portanto, depende sua continuidade.

As análises se baseiam nos dados de seis Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesse intervalo de tempo, marcado por uma transição acelerada de um país de perfil rural e homogeneamente empobrecido, em que apenas 20% dos jovens de até 15 anos concluíam os quatro anos de ensino básico, para um país urbano, que praticamente universalizou o acesso ao ensino fundamental, ampliou significativamente o alcance dos serviços públicos e aumentou em onze anos a expectativa de vida média de sua população.

Tal contraste reforça as conclusões da organizadora: “A trajetória de longo prazo das desigualdades no Brasil revela que não há determinismo – econômico ou político – nesse processo. Políticas importam! Mais que isso: deslocamentos nos padrões de desigualdade requerem políticas implementadas por um longo período de tempo”.

Saiba mais sobre o livro no site do CEM. Acompanhe ainda a série de entrevistas que Marta Arretche concedeu para o Canal da USP sobre a obra e veja também as animações produzidas pelo Ciência USP, feitas com base no livro.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Unesp e está disponível nas principais livrarias.

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/