“A Política Pública como Campo Multidisciplinar” tem segunda edição

Editoras imprimem nova tiragem de livro coeditado pelo CEM.

As editoras Unesp e Fiocruz lançam a segunda edição do livro “A Política Pública como Campo Multidisciplinar”, coeditado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Os organizadores são o professor Eduardo Marques, pesquisador e vice diretor do CEM, e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Muitas disciplinas se dedicam ao estudo das ações do Estado, focando uma grande variedade de temas. Essa pluralidade contribui para o avanço das pesquisas, mas demanda cuidado para não haver grande fragmentação. Este livro traz uma coletânea de artigos que propõe um diálogo entre diversas áreas: ciência política, sociologia, administração pública, antropologia, direito, psicologia, demografia, história e relações internacionais.

O objetivo do livro é promover uma interpretação colaborativa, construída sobre bases teóricas compartilhadas. “No plano da sociedade, a instrumentalização do conhecimento científico tem sido uma constante por parte de ONGs e grupos de interesse, que não raro se tornam também produtores de conhecimento acerca das políticas públicas e dos problemas societários”, destacam os organizadores.

A Política Pública como Campo Multidisciplinar


Sumário:

Introdução

A Multidisciplinaridade no Estudo das Políticas Públicas

As Políticas Públicas na Ciência Política

Sociologia e Políticas Públicas

As Políticas Públicas Segundo a Antropologia

A Contribuição da Administração Pública para a Constituição do Campo de Estudos de Políticas Públicas

Relações Internacionais e Políticas Públicas: a contribuição da análise de política externa

Psicologia Social e Políticas Públicas: linguagens de ação na era dos direitos

O Direito nas Políticas Públicas

Demografia e Políticas Públicas: uma combinação sugestiva e necessária

História e Políticas Públicas

Referências Bibliográficas

Sobre os Autores


Leia aqui a resenha do livro
.

Mais informações sobre o livro no site da editora Unesp e no da Fiocruz.

 

Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

 

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097
E-mail: contato@centrodametropole.org.br

 

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/