Centro de Estudos da Metrópole participa da Fapesp Week Belgium

Diretora do CEM, a professora Marta Arretche falará sobre os grandes desafios sociais enfrentados pelas metrópoles.

Pesquisadores do Brasil e da Bélgica estão reunidos nesta segunda-feira (08/10) até a próxima quarta-feira no Fapesp Week Belgium, para apresentar resultados de novos estudos, estreitar colaborações e criar novas parcerias. O evento é realizado nas cidades belgas de Bruxelas, Liège e Leuven. A diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), professora Marta Arretche, é uma das conferencistas do encontro científico, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em conjunto com as organizações belgas Department of Economy, Science & Innovation (EWI), National Fund for Scientific Research (FRS-FNRS), Research Foundation Flanders (FWO) e Wallonie-Brussels International (WBI). O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp. 

Professora titular do Departamento de Ciência Política da USP, Arretche coordena vários trabalhos de grande relevância dentro do tema que irá abordar na Fapesp Week Belgium em sua conferência: “Great Societal Challenges/Metropoles (Grandes Desafios Societais/Metrópoles). Ela abrirá a Sessão 5 da Semana, no dia 9 de outubro, às 11 horas (horário local). No Brasil, Arretche é coordenadora dos projetos “Políticas Públicas e desigualdade territorial” e “Política e políticas redistributivas” e organizadora do recém-lançado livro “Trajetórias das Desigualdades – Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos”, que reúne 14 ensaios e traz conhecimentos resultantes de pesquisas realizadas por integrantes do CEM, tendo sido publicado pela Editora Unesp. Leia mais sobre o livro no site do CEM

Além da diretora do CEM, participam desse painel da Fapesp Week Belgium o professor associado de Sociologia Urbana da Universidade de Antuérpia, Stijn Oosterlynck; a pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Andrea F. Young; e o pesquisador e professor de Sociologia a Universidade Católica de Louvain (UCL), Mathieu Berger. A abertura, no dia 8, será feita pelo diretor científico da Fapesp, professor Carlos Henrique de Brito Cruz. 

Marta Arretche possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology (EUA). Foi visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. É a atual editora da Brazilian Political Science Review. Sua área de pesquisa é a Análise Institucional e Comparada. Suas principais áreas de pesquisa incluem a análise comparada dos Estados federativos e dos sistemas de proteção social. 

Mais informações sobre a Fapesp Week Belgium podem ser obtidas no site da Fapesp.

 

 Sobre o CEM: 

Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos. 

O CEM é resultado da associação de pesquisadores das seguintes instituições: (Núcleo de Estudos da População, da Universidade Estadual de Campinas (Nepo-Unicamp); Departamento de Sociologia da USP; Departamento de Ciência Política da USP; Cebrap; Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); e Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais da USP (NECI). Em sua trajetória, o Centro também contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo sido um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) até 2014.

Atendimento à imprensa

Assessoria de Comunicação do CEM

Janaína Simões

Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097

 E-mail: contato@centrodametropole.org.br

 

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/