Atualização de base de dados
O Centro de Estudos da Metrópole atualiza a Base de Dados geocodificado de AIH-SUS (Autorização de Internação Hospitalar) referente ao Município de São Paulo
 
A base de dados geocodificada de AIH-SUS (Autorização de Internação Hospitalar) referente ao Município de São Paulo foi atualizada até 2016 pela equipe do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid).  O trabalho faz parte da pesquisa “Participação e Política de Saúde na Cidade de São Paulo”, sendo que a coleta  permitiu a tabulação das AIHs para as 31 subprefeituras da cidade. Cada ponto representa uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH), com informações básicas, tais como caracterização do paciente (idade, sexo etc.), da internação (número da AIH, CNPJ do hospital, especialidade, diagnóstico, data de internação e alta, motivo de cobrança, tempo total de internação) e de faturamento (valores cobrados).
 
Das categorias disponíveis nos bancos originais foram selecionadas 42 variáveis e excluídas as demais. Foram omitidos todos os campos que permitiriam a identificação dos pacientes e dos gestores responsáveis pelos hospitais. Pelo fato dos pontos no mapa terem sido localizados através do CEP, não é possível identificar o local exato de residência do paciente, mas apenas a rua do domicílio. Durante os anos de 2000 a 2010 foram utilizados somente os valores de CEP com os 8 dígitos do endereço. A partir do ano de 2011, os valores de CEP com 8 dígitos que não eram encontrados, eram novamente geocodificados com CEP de 5 dígitos, desprezando os 3 últimos números.
 
Os arquivos RDSP (Arquivos de AIH - Reduzida para tabulação do Sistema de Informações Hospitalares do SUS referentes ao estado de São Paulo) do Ministério da Saúde foram obtidos através do MS BBS do Datasus, mês a mês e organizados em bases anuais. A seleção dos casos referentes ao município de São Paulo e a geocodificação foram realizadas através do código do município e do CEP de residência dos pacientes. Todos os registros identificados com o CEP do hospital foram excluídos. As bases cartográficas utilizadas foram produzidas pelo Centro de Estudo da Metrópole e permitiram a tabulação das AIHs por local de residência.
 
Esta base integra o conjunto de Bases Geocodificadas disponibilizado pelo CEM a maioria  vinculadas às pesquisas produzidas ou em andamento  nas diferentes linhas de investigação.
 
Para acessar basta entrar na área de Base de Dados do site do CEM e se cadastrar, o acesso é imediato. Quem já está cadastrado acessa direto com o email informado.
 
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/