Obra sistematização e espacialização de dados sociodemográficos
Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI
 Livro em versão on line  foi co-organizado por pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid)
 
Este trabalho representa uma atualização, com base nos dados do Censo Demográfico 2010, do Atlas Baixada Santista: diversidades socioespaciais, produzido em 2007 pelo Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de dados dos Censos 1980, 1991 e 2000. O livro foi organizado pelos professores José Marcos Pinto da Cunha (também pesquisador do CEM/Cepid) e Luiz Antonio Chaves de Faria.
 
Trata-se, assim, de um trabalho de sistematização e espacialização de dados sociodemográficos, com o objetivo de evidenciar a diversidade presente na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), visando o melhor entendimento dos processos sociais e demográficos e, principalmente, de alguns dos principais problemas e/ou carências que afligem a população regional.
 
Assim, sua concepção teve como referência as características de uma região metropolitana, tais como a fluidez territorial e as complementaridades e contiguidades socioespaciais. Portanto, a despeito da importância das divisões administrativas municipais — obviamente não negligenciadas —, considera-se fundamental que o “olhar metropolitano” seja central para um diagnóstico que busque a identificação e solução dos problemas relativos ao ordenamento territorial e à elaboração e eficaz aplicação de políticas públicas voltadas para a garantia da qualidade de vida da população, em especial a de mais baixa renda.
 
O conjunto de mapas e tabelas apresentado neste volume visa ilustrar algumas das dimensões sociodemográficas mais relevantes para que, a partir de sua leitura e observação, o leitor possa ter uma boa ideia da diversidade socioespacial existente na RMBS e, quem sabe, dela vislumbrar não apenas aprofundamentos, mas, sobretudo, novas questões que mereçam ser investigadas e desigualdades que devam ser denunciadas.
 
 
Ficha técnica
 
Título: Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI
Organizadores: José Marcos Pinto da Cunha e Luiz Antonio Chaves de Faria
Ano:2017
ISBN (eBook): 978-85-65608-44-2
Formato: Disponível em livro digital (ebook) compatível com os padrões epub e Amazon Kindle. O formato digital pode ser lido com iPad, iPhone, iPod, Kindle, Kindle Paperwhite, Kindle Fire, Kobo, Windows e Mac.
Maiores informações sobre compatibilidade com aplicativos e dispositivos de leitura disponíveis nos websites dos fabricantes e através de nosso email librum@librum.com.br.
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/