Atualização da Base de logradouros da Região Metropolitana de São Paulo - Edição 2018

ATUALIZAÇÃO DA BASE DE LOGRADOUROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

A edição 2018 incorpora diversas atualizações

No conjunto dos arquivos cartográficos georreferenciados do acervo do Centro de Estudos da Metrópole referente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a base de logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos) pode ser considerada como a principal. Além de representar a infraestrutura viária da cidade, permitindo inferir a localização de praças, parques, canais hidrográficos, assim como perceber as diferentes tramas do desenho urbano, é a ferramenta por excelência na localização e geocodificação de fenômenos pontuais - pessoas, eventos, equipamentos, etc.

A edição 2018 totaliza 326.004 segmentos (cada trecho viário – de esquina a esquina), dos quais 89% tem nome, numeração dos imóveis e código de endereçamento postal (CEP). Este número é bastante significativo, se levarmos em conta a excepcional dinâmica do espaço urbano metropolitana. Mesmo com a tendência observada no sentido de adensamento e estabilização em detrimento da expansão do tecido urbano, a RMSP ainda incorpora um grande volume de alterações: novos assentamentos, implantes residenciais, condomínios, eixos viários e de transporte urbano, grandes equipamentos, etc., os quais determinam importantes impactos nas diversas cartografias, na representação geométrica ou nos atributos.

Desde 2014, a base CEM de logradouros incorporou um grande número de alterações. Mais de 43 mil segmentos - 13% do total - foram alterados ou incorporados na atual edição. As alterações referem-se ao desenho ou traçado, tecnicamente chamado GEOMETRIA ou aos dados referentes a cada segmento, chamados ATRIBUTOS. O traçado das vias (eixo das ruas, avenidas, rodovias, viadutos, etc) pode ser realocado para um posicionamento mais preciso, assim como pode ser acrescido de novos segmentos. Os atributos podem, igualmente, ser ajustados ou complementados: nome da via, CEP, numeração imobiliária, distrito a que pertence, etc.

Para acessar basta clicar na área de Base de Dados do site e se cadastrar que o acesso é imediato.

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/