BASE DE DADOS SOBRE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE (CEM) DISPONIBILIZA BASE DE DADOS DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
 
A base de dados georreferenciada oferece informações compiladas do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) do Ministério da Saúde
 
O CEM/Cepid incorpora mais uma base de dados ao seu acervo on line: O conjunto de dados sobre "Equipamento de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo"integra padronizados e georreferenciados pela Equipe de Transferência de Tecnologia do CEM.
 
O georreferenciamento consiste na atribuição de coordenadas geográficas a cada registro do banco de dados tabular, por meio de operações realizadas num ambiente de Sistema de Informações Geográficas. Este processo utiliza a base de logradouros georreferenciada do CEM que, num ambiente de SIG  (Sistema de Informações Geográficas), realiza a vinculação de endereços a um sistema de coordenadas geográficas, expresso geralmente em latitude e longitude.
 
O conjunto de dados é apresentado contendo registros geocodificados e um banco de dados contendo informações dos estabelecimentos de saúde, tais como: nome, endereço, caracterização, atividade, tipo de atendimento, horário de atendimento, dentre outras. Todos os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo foram contemplados nesse banco de dados.
 
 O arquivo original do CNES continha 23.306 estabelecimentos cadastrados, porém 20 deles não foram encontrados em nenhuma das etapas da geocodificação. O banco de dados aqui disponibilizado - SAU2016_CEM_RMSP - conta com 23.286 estabelecimentos de saúde. 
 
Espera-se que a disponibilização deste arquivo, de caráter inédito, auxilie os pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento envolvidos com questões de planejamento urbano, desenvolvimento social e avaliação de políticas públicas. Todos os dados produzidos no Centro de Estudos da Metrópole, um dos Cepids da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, são disponibilizados no site (área de Base de Dados) em formato compatível com softwares de código livre para acesso público, como o TerraView Política Social. 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/