Série de seminários especiais - Pesquisadores Visitantes

 Avaliação da 58ª Emenda Constitucional: Cadeiras na Câmara dos Vereadores & Representação Política nos Municípios Brasileiros. 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) recebe no segundo semestre de 2014 pesquisadores internacionais que realizam seminários especiais na Universidade de São Paulo, fruto de pesquisas acadêmicas em andamento. O próximo seminário será apresentado pelo doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Syracuse (NY, EUA), Evan Andrews, e acontece no dia 26 de novembro às 17 horas, na Cidade Universitária.

Resumo: O trabalho avalia os efeitos da Emenda Constitucional 58 sobre a concorrência e a representação política nos municípios.  A Emenda, aprovada em 2009, gerou aumento dramático nas vagas de vereadores por todo Brasil, a partir das eleições de 2012. Os resultados indicam que houve aumento no número de partidos que ocupam as câmaras municipais. Ainda que tenha crescido expressivamente o número de candidatos, os efeitos da Emenda sobre populações sub-representas são mistos. O aumento da disponibilidade de cadeiras elevou à inclusão de candidatos com menor escolaridade. No entanto, os efeitos sobre a eleição de mulheres e de candidatos com menor nível socioeconômico foram limitados. 

O pesquisador disponibiliza a seguir o paper-base já apresentado no encontro de agosto da ABCP, com a ressalva de que a pesquisa está em andamento e, portanto, no seminário de novembro serão apresentadas os mais recentes avanços da pesquisa. Clique aqui para baixar.

O seminário será proferido em língua portuguesa e é aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.

Informações gerais

Evento: Seminário Especial CEM - Avaliação da 58ª Emenda Constitucional: Cadeiras na Câmara dos Vereadores & Representação Política nos Municípios Brasileiros, por Evan Andrews.

Local:  FFLCH/USP, sala 8 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Cidade Universitária.

Data e horário: 26 de novembro de 2014 (quarta-feira), às 17 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/