4.1. Governança em grandes metrópoles
Projetos Individuais
 
4. Quem governa o quê?

4.1 - Governança em grandes metrópoles: Paris, Londres e Cidade do México e São Paulo em Perspectivas Comparadas – Coordenado por Eduardo Leão Cesar Marques.
 
Espaços metropolitanos podem contribuir intensamente para a reprodução das desigualdades, tanto pela desigual distribuição de serviços e oportunidades como pela presença de altos níveis de segregação residencial. Governos locais poderiam desempenhar um papel  principal na redução das situações desiguais, mas eles normalmente contribuem para reforça-las.
 
Este projeto vai analisar os padrões de governança em grandes metrópoles numa perspectiva comparativa de forma a entender melhor como diferentes padrões surgem e persistem (de forma às vezes incongruentes). Sua meta é ir além da clássica pergunta da ciência política “quem governa?” e investigar “quem governa o quê?”. O projeto focará em duas questões relacionadas: “como áreas de política diferentes são governadas?” assim como “quem controla o que o Estado não governa?”.
 
O tema deste projeto é investigar padrões de governança em São Paulo, Paris, Londres e Cidade do México, procurando por  regularidades e diferenças. Padrões originais ou coerentes de governança tanto em cada cidade ou entre elas não são esperados. Ao invés, evidências iniciais sugerem que padrões de governança diferem de acordo com a área de políticas.  Cada área de política parece apresentar diferentes arranjos de cooperação entre os governos assim como diferentes articulações com grupos (legais e ilegais) dentro da sociedade civil.
 
Uma comparação geral de quatro grandes áreas metropolitanas será feita por estudos de caso em profundidade objetivando investigar a presença de processos governamentais particulares em diversas áreas temáticas. Combinações particulares especificando condições de origem, operação e reprodução dos padrões de governança serão examinadas. 
 
 
 
Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/