Evento na USP discute futura publicação do CEM

2º Seminário: Políticas públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades

No dia 27 de fevereiro (terça-feira) de 2018, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promoverá o segundo seminário da série do qual resultará um livro onde são debatidas conjuntamente sub-temas relacionados com a "Políticas públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades". A coordenação do evento é dos professores Eduardo Cesar Leão Marques, Carlos Aurélio Faria e Marta Arretche. A discussão anterior aconteceu em agosto do ano passado com a primeira rodada com os co-autores. O evento será transmitido pela internet o link será incluído aqui (favor aguardar)
Base de Logradouros RMSP do CEM é atualizada

Edição 2018 já está on line na Base de Dados

No conjunto dos arquivos cartográficos georreferenciados do acervo do Centro de Estudos da Metrópole referente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a base de logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos) pode ser considerada como a principal. Além de representar a infraestrutura viária da cidade, permitindo inferir a localização de praças, parques, canais hidrográficos, assim como perceber as diferentes tramas do desenho urbano, é a ferramenta por excelência na localização e geocodificação de fenômenos pontuais - pessoas, eventos, equipamentos, etc. A edição 2018 totaliza 326.004 segmentos (cada trecho viário – de esquina a esquina), dos quais 89% tem nome, numeração dos imóveis e código de endereçamento postal (CEP). Acesso pela área de Base de Dados.

Curso TerraView Política Social

Cursos básicos de geoprocessamento para políticas sociais: datas para 1° semestre de 2018

O CEM ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. A capacitação propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIGs funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região. A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações. As datas para o primeiro semestre de 2018 são Março (21,22 e 23/3), Abril (25, 26 e 27/4), Maio (23, 24 e 25/5) e Junho (27, 28 e 29/6).

 

Obra sistematização e espacialização de dados sociodemográficos

Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI

Este trabalho, organizado por José Marcos Pinto da Cunha e Luiz Antonio Chaves de Faria,  representa uma atualização, com base nos dados do Censo Demográfico 2010, do Atlas Baixada Santista: diversidades socioespaciais, produzido em 2007 pelo Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de dados dos Censos 1980, 1991 e 2000. Trata-se, assim, de um trabalho de sistematização e espacialização de dados sociodemográficos, com o objetivo de evidenciar a diversidade presente na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), visando o melhor entendimento dos processos sociais e demográficos e, principalmente, de alguns dos principais problemas e/ou carências que afligem a população regional.
Pesquisa

Pesquisas recentes dos pós-doutorandos no CEM/Cepid

Conheça algumas pesquisas que os bolsistas de pós-doutorado do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) estão realizando ou acabaram de concluir.
Saúde e Educação no Brasil

Estudo sobre os Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil

O Estudo relativo aos Índices de Desempenho da Saúde e da Educação no Brasil acompanha esses indicadores, bem como a metodologia para essa investigação, no período 2003 a 2014. O trabalho, coordenado por Marta Arretche (diretora do CEM e profa. titular do Depto. de Ciência Política da USP), e com participação de Sandra Gomes e Edgard Fusaro, além de consolidar avanços na área, oferece, como modelo um painel de acompanhamento, avaliação e controle do desempenho de duas políticas centrais para o bem-estar dos cidadãos. Busca ainda subsidiar os processos políticos e sociais que envolvem as políticas públicas, em conformidade com um dos compromissos do CEM quanto à transferência do conhecimento produzido em suas pesquisas. A pesquisa completa pode ser acessada livremente no site do CEM. Dados atualizados em outubro de 2016.

 

Favelas e Loteamentos irregulares no Município de São Paulo

Estudo realizado pelo CEM/Cepid para a Sehab/PMSP em 2016 é disponibilizado

Parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab)/PMSP  atualiza dados sobre Favelas e Loteamentos irregulares no Município de São Paulo.O trabalho feito em 2016 realizou a quantificação e estimativa dos moradores de favelas e loteamentos irregulares de São Paulo no período de 2000 a 2010 no Município de São Paulo (MSP), sendo detectado de modo geral que nesse período as condições sociais e urbanas melhoraram, apesar do acesso a redes de esgotos ainda se constituir no indicador mais precário.
Projetos de Difusão da Ciência no CEM

Animações, publicações especiais e cursos

Projetos especiais voltados a difusão da ciência são implementados no âmbito do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid). Nesta página foram incluídas quatro iniciativas que incluem animações em video, encartes em periódicos para público amplo e acadêmico e cursos nas temáticas Desigualdades e Violência.
Bases de dados - Atualização

O CEM atualiza a Base de Dados geocodificado de AIH-SUS referente ao Município de São Paulo

A base de dados geocodificada de AIH-SUS  referente ao Município de São Paulo foi atualizada até 2016 pela equipe do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid).  O trabalho faz parte da pesquisa “Participação e Política de Saúde na Cidade de São Paulo”, sendo que a coleta  permitiu a tabulação das AIHs para as 31 subprefeituras da cidade. Cada ponto representa uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH), com informações básicas, tais como caracterização do paciente (idade, sexo etc.), da internação (número da AIH, CNPJ do hospital, especialidade, diagnóstico, data de internação e alta, motivo de cobrança, tempo total de internação) e de faturamento (valores cobrados).
Lançamento de livro sobre Campinas

Campinas Metropolitana: Diversidades socioespaciais na virada para o século XXI

Publicação organizada pelo pesquisador do CEM e do Nepo, professor livre-docente da Unicamp, José Marcos Pinto da Cunha e por Camila Areias Falcão, é lançado em versão digital pela Librum Editoral. A publicação é fruto de pesquisas no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid), (Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó") e Nesur (Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional), da Unicamp. Disponível em vários formatos.
Bases de ciclovias, bicicletários e estações de bicicletas

CEM elabora um conjunto de bases de dados georreferenciadas relativas a mobilidade por bicicletas

A partir de agora a cidade de São Paulo passa a contar com um retrato das ciclovias, bicicletários e estações de bicicletas compartilhadas. O CEM disponibiliza em seu site três bases de dados georeferenciadas relacionadas ao tema mobilidade por bicicletas no município de São Paulo. Esta base está disponível na área de Base de Dados do CEM com acesso livre mediante cadastro. Se o visitante já é usuário cadastrado basta acessar com a conta de email previamente informada.
Linhas de ônibus no município de São Paulo

Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) lança o primeiro banco de dados georreferenciado e consolidado

São 2.349 linhas de ônibus municipais com informações de horários de primeira e última partida, extensão da linha, área do sistema interligado do local de partida (divisão regional da SPTrans) subsistema a que a linha pertence, classe diurna ou noturna e a quantidade de segmentos de logradouro que a compõe. Trata-se do primeiro conjunto de dados georreferenciado consolidado e de livre acesso público do universo das linhas de ônibus no município de São Paulo, e traça um retrato das linhas de ônibus no mês de setembro de 2015. Com ajustes implementados em junho de 2017

41° Encontro Anual Anpocs de 23 a 27/10/2017 - Pesquisadores do CEM participam do evento de ciências Sociais em Caxambu-MG

Pesquisas recentes dos pós-doutorandos no CEM/Cepid (2017)

Animações sobre Desigualdades nos últimos 50 anos explicam para um público amplo resultados de pesquisas no CEM.

Simulador na web sobre cenários do financiamento a desenhos de igualdade na educação no Brasil

Obra sobre São Paulo no século XXI, organizada por pesquisador do CEM e da USP, é lançada internacionalmente

Obra organizada por pesquisadores do CEM reúne ensaios e entrevistas sobre moradores em situação de rua

Trajetórias das Desigualdades: como Brasil mudou nos últimos 50 anos, Marta Arretche (org.) - livro lançado em maio de 2015  livro traz contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade com pesquisas nos últimas cinco décadas.

Base de dados - Pesquisa Dimensões Sociais da Desigualdade (PDSD)

CEM/Cepid disponibiliza nova base de ruas da Região Metropolitana de São Paulo

Novos Estudos Cebrap - Dossiê Capitais do Urbano

Cada vez mais desigual? Parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Oxfam Brasil e o Le Monde Diplomatique Brasil (edição de abril/2016) 

Desigualdades na cidade de São Paulo-Pesquisador do CEM participou de debate sobre São Paulo Menos Desigual, pela Escola do Parlamento (25/5/2016)

Livro organizado por Eduardo Marques: A metrópole de São Paulo no século XXI, Junho/2015

SP Pesquisa (TV Cultura/Univesp TV) abordou pesquisa desenvolvida no CEM - Documentário sobre as mudanças nas grandes cidades (30 de maio/2015)

CEM/Cepid participou da 67a reunião da SBPC

Lançamentos imobiliários residenciais em São Paulo e Região Metropolitana (1985-2013) (Outubro/2014)

CEM contribuiu para a revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo.

O livro "A Política Pública como Campo Multidisciplinar" foi lançado em agosto e foi organizado por Eduardo Marques (CEM/USP) e Carlos Aurélio Pimenta de Faria 

 

Licença Creative Commons
Este site do Centro de Estudos da Metrópole está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://centrodametropole.org.br/